segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009



A maior dificuldade é mudar as pessoas!

Sim sempre que se fala, na destruição que vem sendo causada ao meio ambiente, muitos trocam de canal, mudam de assunto, enfim simplesmente não dão atenção, e quando se fala que tudo que fizermos ou não pela natureza agora, será herdado por nossos filhos e netos? A reação de muitos é pior ainda, puro clichê!!! SIM, É ASSIM QUE MUITOS PENSAM!
Mas não deveria ser dessa forma, de fato com a onda do ecologicamente correto muitos procuram um meio de se aproveitar e de se promover em cima de um assunto que deve ser de preocupação de todos, A NATUREZA!
Existem problemas de relevância maior no mundo, e consequentemente bem mais complexo de se resolver, como a violência, fome e doenças. Não há como não se preocupar com estes assuntos, mas também temos a POLUIÇÃO, que não é menos importante do que os problemas que citei anteriormente, porem muitos insistem em não dar atenção!
Ai fica uma pergunta no ar: De que adianta, mover mundos e fundos para tentar acabar com toda essa violência, com a fome e com as doenças, se nada for feito agora, por todos, para desacelerar a poluição no planeta?
Como uma frase muito conhecida: DEPENDE DE NÓS! Isso mesmo, quantas vezes você já jogou um lixinho que seja, numa via pública?
Muitas pessoas acham que é um pedaço de plástico não fará mal algum a natureza - ENGANAM-SE, assim como você muitos fazem o mesmo! Jogam um pedaçinho aqui, outro lá e assim vai POLUINDO!
Todos os anos vemos o mesmo problema na TV, a enchente! Vemos também pessoas que perdem suas casas, móveis, às vezes a vida! Mas então sem generalizar, digo de um local específico - SÃO PAULO - pela população os mesmos culpados, os prefeitos em geral os políticos, claro eles também tem sua parcela de culpa, mas sejamos claros, boa parte de todo o lixo que polui e entope os bueiros, vem dos próprios moradores, que insistem em jogar tudo que consideram lixo, em encostas, rios, terrenos baldios, ou mesmo largam na rua e quando a chuva vem acaba levando! É nos dias em que o sol raia no céu, muitos nem lembram os dias de chuvas, e como sempre descartam o lixo em qualquer lugar!
Como estava dizendo anteriormente, perto da violência, fome e doenças, a questão de cuidarmos mais de nosso lixo é a mais fácil teoricamente de ser resolvida, como disse teoricamente! Porque na prática é um desastre! Uma minoria da população se preocupa de fato com a separação do lixo, isso que estou falando de um assunto que já vem sendo debatido há muitos anos, e quando falamos de sacolas retornáveis ai então acredito que seja um pouco pior, porque de fato a separação do lixo, é feita de embalagens que iríamos descartar, não nos custa nada a mais, a não ser o tempo que dispomos para tal. Quando falamos de trocar sacolas de plástico, por sacolas de tecido que é retornável, ai o buraco é mais embaixo! Para muitos isso dispõe além do fato de toda vez, que vamos ao supermercado ter de levar a sacola ecológica, tocamos em um assunto mais problemático ($) isso mesmo! DINHEIRO! Uma sacola retornável comum, muitas vezes não comporta a compra diária ou mesmo semanal de uma família, que dirá a compra de um mês inteiro! Se já é difícil de se convencer uma pessoa a comprar um sacola ecológica, imagine convencê-la a comprar 3 ou 4 sacolas, para muitos é inviável, para outros o que hoje em dia deveria ser extremamente necessário é supérfluo! Ainda mais pelo fato de que para se comprar uma sacola comum, o valor varia em média de R$ 15,00 até 50,00 (jogando baixo!!!). O pior é que se pararmos para pensar o custo de uma sacola ecológica (GRANDE) não passa de R$ 7,00, isso usando algodão cru, que quando descartamos na natureza se degrada em aproximadamente 4 anos, enquanto uma simples sacolinha de plástico leva 500 anos!
A conclusão é uma só, enquanto não nos conscientizarmos de que é extremamente importante retirar de vez a sacola plástica de nossa vida, pouco se pode fazer para diminuir a poluição desenfreada que vem sendo causada a natureza.

Por isso desenvolvemos a campanha para as empresas, uma sacola ecológica terá seu custo divido entre 10 empresas, o que tornará seu valor muito baixo, dessa forma procuramos apoio de tais empresas para que participem de nossa campanha, cada empresa que aderir terá sua marca colocada na sacola, nossa ideia é de fecharmos lotes para que uma boa quantidade seja distribuída a população, assim não haverá mais desculpas para não se ter uma sacola retornável, pretendemos lançar algumas promoções para que cada consumidor que adquirir sua sacola, seja estimulado a usá-la em suas compras, pois sabemos que se simplesmente sairmos distribuindo, muitas sacolas irão parar no fundo do guarda roupa e afins, as sacolas serão distribuídas em supermercados participantes da campanha, a distribuição das será controlada, para que ninguém leve vantagens na campanha, assim acreditamos estar fazendo um gesto pela natureza, sem querer benefícios, muito menos dinheiro a custo de uma causa tão importante.
Seja ecológico, seja um ser humano de fato!

3 comentários:

  1. COMO É TRABALHAR COM ECOLOGIA?
    COMO CRIAR NAS PESSOAS A CONSCIENCIA ECOLOGICA?
    GOSTARIA DE CONVERSAR COM VOCÊ?
    albapso@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa de criação deste Blog!
    Muito boa esta matéria! Foi um prazer tomar conhecimento deste espaço, através do Banco do Planeta.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia , trabalho na organização do Geosul 2010, e estou enviando este email para solicitar um orçamento de kits promocionais, sacolas (pode ser em pvc ou em outro material).

    Quantidade: 500

    Cidade:Curitba/pr

    A arte já esta pronta e usa 4 cores.
    aguardo a resposta

    Att.

    Ellen felizardo
    geosulinscricoes@hotmail.com

    ResponderExcluir